Quando falamos de café especial, alguns requisitos precisam ser considerados. Veja aqui:
1 – Café especial: Nota acima de 80 pontos!
Existe um critério de análise sensorial dos cafés especiais que envolve diversos atributos como: aroma, sabor, doçura, acidez, corpo, finalização, equilíbrio. Essa avaliação é feita por um Q-Grader que é um profissional credenciado.
2 – Sua composição deve ser 100% de cafés da espécie Arábica
Nem todo café é igual, o preparo e a seleção dos grãos faz toda a diferença no sabor final da bebida.
3 – Grãos selecionados, isentos de defeitos / impurezas
As impurezas são cascas, gravetos, grãos quebrados, grãos imaturos, etc, que são permitidas no café Tradicional, mas não no Café Especial.
4 – A importância da torra do café especial
As torras médias são uma característica dos cafés especiais, e não a torra escura (muitas vezes queimada) que é característica dos cafés tradicionais.

Isso porque um café com grãos selecionados, homogêneos, sem impurezas, pode perfeitamente passar por uma torra média, preservando e salientando as características e sabor deste café, que muitas vezes nem precisa ser adoçado com açúcar pois ele apresenta sua doçura natural. Sim, o café especial tem uma doçura natural!
A categoria de Cafés Tradicionais apresenta torras muito intensas com o objetivo de mascarar os defeitos, carbonizando os açúcares que iriam trazer doçura para o café. Além de muitas vezes gerar desconfortos como azia ou má digestão.
Confira nossos produtos e compre cafés especiais de alta qualidade em nossa loja!